Beleza
Por Maria Cecília Prado
Novembro, 2021
Ácidos são ativos consagrados para cuidar da pele. Uns são potentes, outros, mais suaves, mas todos têm benefícios. Descubra como agem quatro deles e converse com o dermatologista sobre adotá-los!
O retinol, ácido da família dos retinóides, é um dos ativos mais conhecidos desse grupo de substâncias. Aqui, aparece no Clinique Smart Night Clinical.
Ele suaviza linhas, ajuda a mininizar o aspecto dos poros, estimula a síntese de colágeno e melhora a textura da pele. As formulações com retinol costumam ser potentes, use com muito cuidado!
Queridinho dos dermatologistas, o ácido glicólico costuma aparecer em concentrações de até 10%. Este é o O Boticário Botik Sérum de Alta Potência.
O ácido glicólico estimula a síntese de colágeno e melhora o aspecto de linhas e rugas. Aumenta a luminosidade, suaviza manchas e traz muita maciez. É outro ácido bem potente, use com consciência!
O ácido salicílico é um clássico no tratamento da acne. Na Creamy Solução Ácido Salicílico 2%, aparece associado a outros ativos que atuam sobre a oleosidade da pele.
Por penetrar nos poros e controlar a secreção de sebo, o ácido salicílico é ótimo para reduzir a oleosidade e secar espinhas. Também ajuda na renovação da pele, melhorando o glow e a textura.
O ácido lático não é tão famoso como outros ácidos, mas tem muita utilidade nos cuidados com a pele. Aqui, aparece no Biossance Squalane + Lactic Acid Resurfacing Night Serum.
Estimula a renovação, melhora a luminosidade, ajuda a uniformizar o tom e, olhe que interessante, também contribui para deixar a pele mais hidratada. É um dos ácidos de ação mais delicada, mas tem eficiência.
Por serem poderosos, ácidos renovadores podem causar vermelhidão e ardor. Ao adotar um deles, introduza na rotina aos poucos, alternando as noites de uso. E, de dia, não dispense um protetor solar com FPS alto.
Nas noites em que não for utilizar seu ácido, mantenha a pele nutrida e hidratada. Usar óleos faciais, como o Drunk Elephant Luxury Facial Oil, é uma opção interessante.
Produtos com ácido hialurônico (que, apesar do nome, não é um ácido, e sim um açúcar), também são uma boa pedida. Este é o Vichy Minéral 89.