beleza
Por Maria Cecília Prado
Novembro, 2021
Já ouviu falar de bioestimuladores de colágeno? Essas substâncias são injetadas na pele para estimulá-la a fabricar mais colágeno e, assim, ficar mais elástica, mais espessa e mais firme.
O tratamento pode ser adotado a partir dos 25 anos, como prevenção, pois após essa idade nossa pele começa a perder colágeno de forma progressiva e cada vez mais acelerada.
Divulgação
Os resultados dessa perda, no entanto, começam a se tornar mais visíveis após os 40 anos. É por isso que a busca pelos bioestimuladores de colágeno é mais comum depois que passamos dessa idade.
Quem faz o procedimento é o dermatologista. Ele mapeia as áreas para o tratamento, criando desenhos em leque (veja minha foto), e depois injeta o bioestimulador com uma cânula.
Arquivo pessoal
Um anestésico aplicado antes do tratamento bloqueia a dor, mas a gente ainda sente os movimentos da cânula sob a pele. Incomoda, mas é bem tolerável. O rosto pode ficar um pouco sensível depois.
Os bioestimuladores mais conhecidos são hidroxiapatita de cálcio (que foi o que experimentei), ácido poli-l-lático e policaprolactona. Reforçando, só devem ser aplicados por médicos.
Divulgação
O número de aplicações varia de pessoa para pessoa, conforme a necessidade de cada uma delas. Mas, no geral, oscila entre uma e três. A quantidade de seringas de preenchedor também é variável.
No meu caso, foram três aplicações com uma seringa de bioestimulador cada. Com isso, a Dra. Carla Pecora, que cuidou de mim, foi ajustando o resultado em etapas, para ficar bem natural.
Divulgação
Os efeitos aparecem de forma progressiva, chegam ao ápice em quatro meses e podem durar até dois anos. Terminei o meu tratamento há 15 dias e já estou bem satisfeita com a melhora.
Divulgação
Acho que minha aparência está mais descansada e sinto que a pele ficou mais firme e com mais glow (por ter ganho mais colágeno, surge esse benefício extra).
Divulgação
Lembrando que os bioestimuladores e os preenchedores, como o ácido hialurônico, têm efeitos diferentes. Esses últimos são usados para dar volume e para preencher vincos em pontos específicos do rosto.