Fleur Kaan / |Unsplash
Beleza Sustentável
Por Maria Cecília Prado
Outubro, 2022
Tem dúvidas sobre o que é um produto de beleza natural, orgânico, vegano ou clean? Com a ajuda da Marcela Rodrigues, da plataforma A Naturalíssima, vou explicar.
Towfiqu Barbhuya
Marcela vai lançar e breve um e-book sobre esses e outros assuntos ligados à beleza sustentável. Juntas, resumimos os conceitos para você entender de uma vez por todas essas categorias.
Bee Naturales
Primeiro ponto importante: não existe legislação para definir esses produtos. Os termos têm como base definições de certificadoras internacionais ou a "autorregulação" do próprio mercado.
Toby Osbom
O termo natural se aplica a fórmulas com ao menos 95% de ingredientes naturais e 5% de componentes orgânicos. Nelas, quem brilha são os ativos obtidos a partir de plantas e de minerais.
NorWood Themes
Os produtos orgânicos, por sua vez - isso segundo a certificadora COSMOS - precisam ter ao menos 95% de seus ingredientes naturais vindos de fornecedores orgânicos.
Sonia Roselli
E, no total da fórmula, 20% dos ativos precisam ter procedência orgânica para que o produto possa ser considerado verdadeiramente orgânico.
Josh Calabrese
Os cosméticos veganos são aqueles que não incluem qualquer ativo de origem animal e que não envolvem testes em animais (ou seja, são cruelty free) em sua produção.
Scott Webb
Atenção, vegano e vegetariano não significam a mesma coisa! Um cosmético pode ser vegano e conter vários ingredientes sintéticos, que não têm origem vegetal, em sua formulação.
Bee Naturales
E beleza clean? É aquela com fórmulas sem os chamados "ingredientes suspeitos", aqueles sobre os quais paira a dúvida de fazerem mal ou para o organismo, ou para o meio ambiente.
Fleur Kaan
Nesse tipo de produto pode haver, por outro lado, componentes de origem animal (como o mel) ou sintetizados em laboratório, desde que não sejam considerados nocivos.
Jocelyn Morales
Vale lembrar que, além de ter atenção à fórmula, as empresas podem cuidar do planeta investindo em embalagens recicladas, recicláveis e feitas com materiais sustentáveis, como o vidro.
Content Pixie
E que cabe à gente fazer a nossa parte: pesquisar em plataformas como a EWG e a Limpp quais são os ativos suspeitos e checar nos rótulos se eles estão ou não presentes nos produtos.
Brittney Weng
Oi, sou a Maria Cecília Prado, jornalista expert em beleza. Vem me seguir para checar mais novidades!
Tenor