beleza e cabelo
Por Maria Cecília Prado
Abril, 2022
@jadapinkettsmith
A falta de cabelo de Jada Pinkett Smith levou a uma polêmica durante os Oscars, mas também serviu para atrair a atenção para a alopecia areata, um dos tipos de queda de cabelo.
@jadapinkettsmith
Segundo declarações anteriores da atriz, ela sofre de uma queda por causas autoimunes. Ao que tudo indica, trata-se de um quadro de alopecia areata.
@jadapinkettsmith
Conversei com as dermatologistas Amanda Carniello e Larissa Oliveira para saber mais sobre esse problema, que afeta de crianças a idosos e que se manifesta mais comumente até os 30 anos.
Segundo as experts, a alopecia areata é subdividida em tipos. A em placa é a mais comum - a queda de cabelo acontece em um ou mais pontos da cabeça, criando falhas pontuais.
Canva
Há ainda as alopecias areatas total - que gera perda difusa de fios em todo o couro cabeludo - e universal - os fios caem na cabeça e também em outras regiões, como sobrancelhas e áreas genitais.
Canva
Vários fatores podem agir como gatilho para a alopecia areata aparecer, como o estresse físico ou psicológico, uma doença severa, alterações hormonais agudas e a infecção por Covid-19.
Quanto antes se inicia o tratamento, melhores as chances de reverter o problema. Porém, é preciso entender que o processo é longo e que se leva meses para as áreas sem cabelo voltarem a ter fios.
Canva
Algumas pessoas, infelizmente, não respondem ao tratamento. E mesmo as que respondem podem voltar a enfrentar o problema, pois ele é crônico. Por isso, é importante manter o acompanhamento médico.
Entre os recursos para reverter a alopecia areata estão a aplicação de injeções anti-inflamatórias, a prescrição de minoxidil e o uso de pomadas anti-inflamatórias nos pontos atingidos.
@mceciliaprado
O dermatologista pode prescrever também um medicamento imunossupressor, uma terapia de microagulhamento e a ingestão de vitamina D e zinco, que podem auxiliar no tratamento da alopecia areata.
Canva
A alopecia areata representa um grande desafio, já que mexe com nossa imagem e com nossa autoestima.
@jadapinkettsmith
Mas Jada Pinkett Smith dá um belo exemplo de como lidar com ela: de cabeça erguida, buscando informações fundamentadas e amando a própria imagem, tendo cabelo ou não.
@jadapinkettsmith
Gostou? Tem mais infos de beleza nos links abaixo, é só clicar!