Eu acredito que o disfarce de imperfeições do rosto – como olheiras, cicatrizes e manchas – é um dos grandes baratos da maquiagem! Podemos deixar um rosto cansado com uma aparência revigorada em questão de minutos, sem grandes intervenções nem tratamentos, apenas com o uso de produtos que conseguimos remover facilmente no final do dia. É mesmo incrível!
Mas, sendo maquiadora e professora de maquiagem, observo que esse é um dos assuntos que mais geram dúvidas… Parece tão intuitivo adicionar cores ao rosto, com batons, blushes e sombras coloridos, mas quando o assunto é “remover” as cores das imperfeições, como se elas não mais existissem, a coisa complica um pouco… Entendendo essa aflição, resolvi gravar um vídeo mostrando como disfarçar manchinhas de acne com uma técnica que adaptei da minha maquiadora musa Lisa Eldridge.
PRODUTOS DOS QUAIS VOCÊ VAI PRECISAR
Nele vocês vão ver como usar o corretivo colorido adequado (sem trocar a mancha vermelhinha por um borrão esverdeado, o que é muito importante, haha) de uma forma bem prática e descomplicada. E, outra coisa bacana: você pode utilizar a mesma técnica com produtos diferentes, não precisa se preocupar em comprar aquele corretivo de altíssima cobertura que só maquiador tem… Qualquer corretivo cremoso – líquido não serve nesse caso – de cobertura média a alta funciona. Eu usei o Studio Finish da MAC Cosmetics, mas quase todas as marcas têm um produto semelhante a oferecer. Só lembre de escolher um que seja fiel ao seu tom de pele, pois o intuito aqui é camuflar, e não iluminar, ok?
Falando do corretivo esverdeado, o meu é o super pigmentado da Linha Bruna Tavares que eu adoro, mas sei que a Make Up For Ever, a Urban Decay, a Tracta e a Quem Disse, Berenice? também têm suas versões. Lembre que esse é um produtinho extra, você não precisa ter… Mas sabe aquele resquício avermelhado que fica aparecendo através da maquiagem mesmo depois de usarmos corretivo e base maravilhosos? Pois é justamente aí que o corretivo colorido vai agir, neutralizando essa vermelhidão e eliminando esse restinho chato de mancha.
Bom, sem mais delongas, segue o video:
Reparem que, enquanto eu sou flexível em relação aos produtos, eu sou bem peculiar quanto à técnica: é preciso saturar o corretivo sobre a manchinha e esfumar apenas (APENAS!) a borda do produto. Assim, a espinha continua bem camuflada sem que o corretivo fique aparente, com aquela “rodinha” denunciando todo o truque. Da mesma forma, as camadas que vêm a seguir – a base e o pó – são aplicadas de forma a não tirar o corretivo do lugar, e isso é muito importante, senão todo o trabalho será em vão.
OBSERVAÇÕES FINAIS IMPORTANTES!
a-) Usar a base sobre essa camada de corretivo é fundamental para anular qualquer resquício de tom esverdeado do corretivo colorido;
b-) Se mesmo após seguir esses passos a manchinha ainda te incomodar, pode repetir mais uma camada de corretivo no seu tom de pele (deixe o corretivo verde de lado dessa vez).
Espero que tenham gostado!
Por Luisa Suassuna @luisasuassuna
Vídeo e foto: Luisa Suassuna para Beauty Editor