Quem já não deixou de postar uma selfie por falta de retoques no look que pressione o primeiro “unfollow”. Na era da imagem com filtro, a ideia nem sempre é maquiar a realidade, mas sim realçar o visual com artifícios da vida real. Exemplinho? A foto abaixo. Eu estava ainda na cama quando tirei a selfie contemplando a vista incrível de Quarry Bay, em Hong Kong, durante uma viagem dos sonhos. Adorei o clique, mas não a minha cara de quem (literalmente) acabou de acordar.
Foi então que, para retocá-la, uma amiga me indicou o Makeup Plus. É um aplicativo que já existe há um tempinho mas que, no final do ano passado, foi “adotado” pela maquiadora inglesa Lisa Eldridge, uma das pioneiras em tutoriais no YouTube e guru de celebridades como a top Adriana Lima, as atrizes Cate Blanchett, Cameron Diaz e Demi Moore e muitas outras lindezas (ela fechou uma parceria com a empresa que criou o app). Por meio dele, Lisa lança mão da tecnologia de reconhecimento facial para mapear as características do rosto, permitindo com que usuárias do mundo todo desfrutem gratuitamente de sua expertise com os pincéis.
Ao selecionar a foto a ser maquiada, é possível optar por looks pré-definidos que vão de composições sutis e naturais até a paletas vibrantes, com direito a batom escuro e olhos esfumados. Basta clicar na maquiagem de sua preferência e voilà, você está pronta para exibir um look virtual assinado por Lisa Eldridge.
Também dá para testar seu talento para automaquiagem, aplicando um a um a base, o blush, a sombra, o delineador, a máscara para cílios e o batom, e ainda usar filtros que desenham as sobrancelhas e mudam as cores dos olhos (uma lente de contato virtual!).
O resultado impressiona, especialmente na região dos olhos, com sombras que parecem aplicadas direto na pele. O mesmo vale para os delineadores. Já os cílios, dependendo da posição dos olhos na foto, denunciam que foram valorizados com a ajuda de um computador. As opções de base uniformizam bem a pele, mas não disfarçam imperfeições acentuadas. Nesse caso, um corretivo virtual para olheiras e manchas cairia bem.
A seção de batons também mereceria alguns ajustes: enquanto os tons claros parecem reais, cores fortes, como Rebel e Diva, pesam no look de forma artificial. Se a boca estiver entreaberta, o batom pode tingir também os dentes. Se isso acontecer, acione a ferramenta Fine Tune e ajuste a aplicação na linha dos lábios.
A experiência virtual inclui maquiagens artísticas como vampira, zumbi e personagens do cinema como a vilã Harley Quinn (Arlequina) do filme Esquadrão Suicida. Tem também a reprodução de makes feitas por Lisa para as passarelas e editoriais de moda, como a da modelo Gigi Hadid, fotografada para revista inglesa Dazed com boca pintada de vermelho intenso.
E quase me esqueço de contar: também dá para mudar a cor do cabelo! Olha eu aí acima de hair look diferente!
Os famosos tutorias da expert no YouTube, bem como o de vloggers colaboradoras, também estão disponíveis no app e ajudam a guiar tanto a makeup virtual quanto a real, feita na frente do espelho.
Depois de passar horas maquiando minhas selfies antes “não publicáveis”, descobri que o grande barato do Makeup Plus é que além de melhorar o visual das fotos, ele permite testar looks e técnicas sem precisar de produtos ou tempo para ir ao salão de beleza. Afinal, nem sempre a vida real dá margem para retoques…
Para fazer download do aplicativo (disponível para iPhone e gadgets com sistema operacional Android), siga os links:
iOS: https://goo.gl/DNVuXX
Android: https://goo.gl/Bsw6nD
Fotos: arquivo pessoal (retratos Tatiana Cesso) e divulgação (Lisa Eldridge)
1 Comentário
That’s an astute answer to a tricky quositen