Semana passada desembarquei em São Paulo com uma missão superespecial: cobrir a SPFW temporada verão 2017. Foram duas primeiras vezes juntas: a de acompanhar essa semana de moda que é a principal do Brasil e a de fazer parte, ao vivo e a cores, da equipe aqui do site Beauty Editor durante uma grande cobertura. Foi sem dúvida uma experiência incrível, na qual aprendi bastante e pude conhecer de perto esse evento grandioso que movimenta tanto a moda brasileira.
Loucura, loucura, loucura: é assim que posso resumir esses dias nos quais entrei e saí de backstages abarrotados de gente, locais em que vi diante dos meus olhos profissionais e artistas da beleza transformarem em cores e texturas os rostos das jovens modelos, deixando-as prontas para subir na passarela. Algo que sempre aguçou minha curiosidade era justamente compreender como esses profissionais conseguem trabalhar nesse ambiente tão conturbado. Observei um pouco de tudo, desde artistas que assinavam a beleza tranquilos e serenos, até aqueles mais estressados e nervosos. Mas independente dos ânimos e dos humores, vi trabalhos incríveis feitos com muito preciosismo e profissionalismo.
Achei muito rico para minha profissão poder mergulhar e entender melhor como funciona o processo de criação. Sinceramente, não entendia tão bem o que significava a construção e a idéia de beleza por trás de um desfile. Sabia sim que era algo conceitual, mas pude entender que tal beleza é quase teatral. Os estilistas criam uma personagem voltada para aquela mulher que tem interesse nas suas roupas e os maquiadores e cabeleireiros tentam reproduzir com seus pincéis e produtos essas ideias.
Antes de passar por essa experiência, confesso, nem sempre era fácil entender e compreender aqueles makes de passarela. Já cheguei a criticar muitos deles, inclusive. Sempre os achava um pouco sem sal, mas quando conheci de perto todo o conceito, o conjunto ficou mais claro. Entendi a marca, seu desejo e a criação do beauty artists.
E em falar em ficar pertinho dos maquiadores aproveitei para pescar as principais tendências para a temporada mais ensolarada do ano. Para a pele vi uma explosão de leveza, com correções pontuais tomando o lugar de uma pele feita por inteiro, com base em todo o rosto. A idéia é só corrigir o que é necessário, sem pesar na mão. Nada melhor, não é? Pele pesada no calor não dá!!!! O produto que vi bombar nas bancadas para a pele foi a sempre queridinha base Face and Body, da M.A.C (leveza garantida no visual).
Além da leveza, continuamos com muita iluminação, vale salientar que uma iluminação quase molhada. Para obter o efeito, vi os maquiadores abusarem do gloss: quando é aplicado na pele, dá um aspecto de pele suada ou recém-saída da água. Sei que o gloss não é um produto tão fácil de usar no nosso dia a dia, mas podemos sim encontrar iluminadores que possam simular esse efeito. Uma boa alternativa é buscar um que tenha consistência mais fluida, pois os desse tipo são mais dramáticos. Eu adoro o Copacabana, da Nars, na sua versão líquida. Fica a dica!!!
Para os olhos, as cores que chamaram mais minha atenção foram o dourado, o cobre e suas variações: os resultados são lindos de viver, têm um acabamento digno daquele tipo de pôr de sol arrasador que só o verão traz. E essa cartela de tonalidades invade as bochechas também. Bronzants e blushes em variações de terracota com leve brilho fizeram a cabeça de muitos beauty artists.
As sobrancelhas foram um caso à parte, pois traziam informações bem diferentes. Ou vinham totalmente apagadas, ou apareciam bem naturais, apenas penteadas para ficarem um pouco mais arrumadas, ou então recebiam efeitos especiais – aplicação de glitter, por exemplo. Alguém se anima?
E fiquei passada com a quantidade de makes sem máscara para cílios. Apesar de ser superfashion, não sei se é um bom look para a vida real nem se me adaptaria a ficar sem usar esse produto – na minha opinião, ele é importantíssimo para um up incrível no olhar.
Para as bocas vi também muito gloss ou então batons sendo usados com leves batidinhas – os lábios ficam com um aspecto menos desenhado e mais “naturalmente sexy”. Legal, não é?
Enfim, espero que tenham gostado do post, de saber como foi minha experiência na SPFW e que consigam colocar em prática algumas das diquinhas que deixei por aqui. Eu voltei da viagem exausta, mas cheia de novas ideias para realizar meus trabalhos como maquiadora e como colaboradora aqui do Blog das Convidadas!
Fotos: Carolina Lapenda
1 Comentário
La web es genial!! Me encanta la forma de cómo empiezas con cada una de tus recetas, la pr³etneaciÃsn de cada plato es impecable! Sigue adelante Laylita, sigue compartiendo más recetas con todos nosotros . Saludos de un ecuatoriano desde Madrid, un euatoriano enamorado de su paÃs, su conida y tradiciones