Que editora de beleza não adora descobrir novidades em primeira mão? Eu amo, então gostei muito de ser convidada para participar de uma ação que envolvia ficar por dentro de infos fresquinhas. A proposta: visitar o stand da Dow na in-cosmetics, feira que apresenta novos componentes para produtos de beleza e apresenta tendências na criação de cosméticos. O objetivo: ouvir o que os experts da marca tinham para falar sobre beauty trends e depois experimentar os protótipos* que a empresa desenvolveu para a feira.

Parque de diversões, parte 1

Assim que chegamos à in-cosmetics (eu e outros três influenciadores que participaram dessa mesma ação – a Fernanda Gonçalves, do blog A Melhor Escolha, o Wilson Weigl, do site Homem no Espelho, e o Coloral, do blog Macho Moda), fomos recebidos por Alberto Pino, gerente de novos negócios da Dow. E a diversão começou aí, já que Alberto contou para a gente um pouco sobre as principais tendências que a empresa vem mapeando no mundo da beleza. Que são…

Beleza natural. Natural, aqui, pode ser interpretado como um desejo por uma beleza mais autêntica, mais personalizada. E também de outras duas formas: como uma busca por simplicidade aliada à eficiência (produtos que agilizem a vida e não deixem a gente refém de um ritual muito longo) e por fórmulas que apresentem componentes naturais.

Beleza ativa. Tem a ver com a paixão por fitness e por reeducação alimentar que anda em alta e, no que diz respeito aos cosméticos, tem relação com uma procura por itens que a-) facilitem a rotina de beleza de quem malha e b-) solucionem questões práticas (controlar melhor o suor, por exemplo) quando se faz exercícios.

Beleza masculina. Já reparou como os homens estão cada vez mais vaidosos? É um movimento que vem ocorrendo há alguns anos e que só se intensifica. Cuidados com o cabelo estão entre as top preocupações deles.

Millennials beauty. Ou seja, a forma como os jovens interpretam e tratam a beleza. Eles querem resultados imediatos, produtos que reforcem sua autoestima e tudo que valorize ainda mais as suas selfies.

Informações – algumas que eu já conhecia, outras completamente novas – bem interessantes, não acha?

Parque de diversões, parte 2

Depois da conversa, veio o momento mais animado: passear pelo stand e conhecer alguns produtos elaborados para atender a essas quatro tendências. Depois de conferir mais de 20 formulações diferentes, deixa eu falar sobre o que vi de curioso e relevante.

Para tratar o cabelo, o condicionador limpante (co-wash) em forma de espuma é totalmente diferente. A textura aerada, fofinha, é agradável ao toque e fácil de espalhar nos fios (inclui silicones de última geração que tanto proporcionam essa performance como ajudam a manter o cabelo mais macio e com formas definidas).

Também para cuidar dos fios, o antifrizz de uso noturno ajuda a minimizar o efeito day after. Ele reduz a fricção com o travesseiro enquanto você dorme e, com isso, minimiza o surgimento de arrepiados ao acordar.

Dentro da trend Beleza Ativa, três produtos se destacaram. O primeiro foi o Liquid Dry Shampoo, uma loção que se aplica no cabelo e que seca instantâneamente, absorvendo o excesso de óleo e impurezas. Depois, é só escovar/chacoalhar para remover. Uma nova variação para os xampus secos que a gente já conhece! O segundo foi o Splashshield, um filtro solar bem levinho, em spray, que ajuda a repelir a poluição (evita que resíduos fiquem aderidos à pele) e que também tem alta resistência e longa duração (ajuda, inclusive, a prolongar a durabilidade do make). Para ser utilizado a qualquer momento, sobre o tratamento facial e/ou a maquiagem. E o terceiro foi o desodorante em pó. Deve ser aplicado com pincel e, pelo que percebi, pode ser uma ótima alternativa  para carregar na bolsa e fazer retoques ao longo do dia.

Por fim, fiquei torcendo para alguma marca de beleza comprar a ideia de desenvolver um primer a partir da tecnologia Picture Ready  Selfie, também apresentada pela Dow. Segundo a empresa, o composto que está no coração desse primer é um elastômero hi-tech, o Dow Corning 9576, que promete disfarçar poros, controlar a oleosidade e deixar a pele mais uniforme com uma eficiência ainda maior do que a dos componentes desse mesmo tipo oferecidos até agora.

Saí da feira instigada pelo que vi e com vontade de ver esses protótipos todos tomarem forma bem rápido. Para experimentar na própria pele e nos meus fios assim que possível, é óbvio!

* Por que protótipos? Porque a Dow não produz os produtos finais e sim oferece ingredientes e soluções para os fabricantes de beleza propriamente ditos. O stand na feira era uma espécie de banco de ideias, que mostrava tanto os novos componentes como as formulações que poderiam ser desenvolvidas a partir deles.

Para saber mais sobre as tendências do mercado de beleza, clique aqui e inscreva-se nas palestras online que a Dow preparou – elas vão trazer mais detalhes e incluir outras novidades sobre o assunto.

Este post é uma Ação Beauty Editor – uma parceria publieditorial com uma marca ou empresa que segue os mesmos critérios de qualidade de todos os conteúdos publicados aqui no site.

Fotos: arquivo pessoal Maria Cecília Prado

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