Era para ser em setembro do ano passado. Depois, ficou para o começo do ano. Agora, parece que é para valer: os pincéis para maquiagem Artisan Brushes da Make Up For Ever finalmente estão chegando ao Brasil. Já estava mesmo na hora: o mundo inteiro está pintando o sete com eles e as brasileiras bem que mereciam poder comprar por aqui os itens dessa linha de acessórios para maquiagem com características muito especiais. A previsão é que o desembarque se complete até o final de julho, mas descobri agora há pouco que dois deles já estão disponíveis na loja online (mais infos sobre isso a seguir).
Em primeiro lugar, não é uma coleção basiquinha, não. A Danny Sanz, criadora da Make Up For Ever, foi bem ambiciosa ao desenvolvê-la. São 76 pincéis ao todo, desde os dos tipos mais esperados, como o para depositar sombra na pálpebra e o fofinho, de pó, a outros com design muito inusitado, como os dois que você pode ver logo acima: o com dentes, para obter efeitos artísticos, e o que parece quase uma brocha de pintura de parede – mas que, na verdade, serve para aplicar maquiagem no corpo. Nem todos chegarão no primeiro momento, é bom avisar – em princípio, as lojas Sephora receberão por volta de 20 variações. Mas mesmo assim já teremos uma vasta opção para nos divertir.
Em segundo lugar, vale falar das características que esses pincéis têm – coisa de artista quase obsessivo, caso da Danny, que pensou em todos os detalhes ao acompanhar a produção dos seus bebês. Ano passado, quando esteve aqui para apresentar a linha, ela contou que todos os pêlos, independentemente do tipo de pincel, são sintéticos. Mas não dos sintéticos que você já está acostumada a usar: a equipe de criação passou anos (isso mesmo, anos!) desenvolvendo uma fibra especial, capaz de espalhar bem tanto produtos líquidos e cremosos como aqueles em pó. Um material que gerasse, enfim, um efeito profissional. Nem passou pela cabeça da maquiadora utilizar pêlos naturais: ela queria acessórios ecologicamente corretíssimos, livres de componentes animais.
Outro detalhezinho interessante: a ponta do cabo, na maioria dos pincéis, é chanfrada. Sabe por quê? Para que seja possível usá-la como espátula, para separar, fragmentar e até misturar a quantidade de base, blush, pigmento ou batom que se vai utilizar. Levou-se em conta aquilo que maquiadores já fazem nos camarins, mas na maioria das vezes improvisando, sem contar com um instrumento específico.
E como isso se reflete no resultado? Posso contar um pouco da minha experiência já que, de um ano para cá, venho usando muito os novos pincéis da marca, e também emprestando-os para maquiadores amigos durante trabalhos. Em uma frase: o resultado é excepcional. Veja o caso do pincel chanfrado para blush aí acima, que vive na minha bolsa (é o número 158, e um dos dois que já estrearam no site da Sephora Brasil). Eu amo usar a ponta arredondada, acho que aplica o produto com delicadeza, que você consegue regular bem a quantidade de blush que está usando seja para obter uma camada bem transparente, seja para acrescentar uma dose a mais de cor. E é supermacio. Mas tem gente que prefere a ponta chanfrada, caso da maquiadora Cacá Habeyche, que o testou dia desses em um encontro que tivemos. Além de ajudar a deixar o blush mais marcado, é bem flexível, permite que a pessoa o movimente com facilidade.
O pincel de base achatado (número 104), o qual não fotografei antes de doá-lo para o maquiador Wilson Eliodório (falha técnica…), também foi um sucesso desde o primeiro momento. Desliza que é uma beleza, dá acabamento sutil, maquia a pele com carinho e com precisão. O Wilson virou fã.
Também gosto muito dos de sombra acima, cada um para dar um efeito (especificidade é o mantra desta linha, definitivamente). O primeiro, 216, gordinho e com diâmetro estreito, é ótimo para aplicar iluminador no canto interno do olho ou para marcar qualquer outra área com precisão. O segundo, 242, é para depositar sombra na pálpebra (acrescentar camadas de cor). O terceiro, 234, chanfrado, é perfeito para esfumar de uma forma mais desenhada ou então para acompanhar a linha sob a sobrancelha quando se quer maquiá-la também. E, por fim, o de baixo, 242, é o pincel ideal para esfumar de uma maneira leve e obter transparência.
Ainda não estou com os preços em mãos, mas, levando em conta os dois que já estão disponíveis no site – o de blush chanfrado, número 158, custa R$ 165, e o kabuki pequeno, número 102, custa R$ 208 –, dá para perceber que não serão exatamente baratos. Mas nesse caso, minha aposta é de que o gasto compensa. Porque pincel de boa qualidade pode fazer toda a diferença no resultado final da maquiagem. E estes aqui, por tudo que pude observar até agora, definitivamente, são.
Fotos: divulgação Make Up For Ever (montagens com fundo) e Maria Cecília Prado (pincéis em fundo branco)
3 Comentários
Desejo define. Você acha melhor investir nestes ou nos clássicos da MAC, Cecilia?
Olha, Gabis, os da MAC são superprofissa, continuam entre os meus tops. Mas amei esses por causa da maciez (são uma delícia de passar na pele) e também por terem um efeito muuuuuito bom. A compra depende muito do que você quer, na verdade. Um pincel para pele duofiber da MAC, por exemplo, dá uma ótima cobertura (principalmente o de cerdas mais curtas). Já o que parece duofiber da MUFE (tem o mesmo formato) cria um acabamento mais levinho (mas bem uniforme também). Pincel é tipo vício, quanto mais você tem, mais descobre as possibilidades e mais outros quer… Bjs!
Camila!!!!!Sempre assisto seu veddeos, acho o me1ximo suas makes, tenho muita vadotne de ter um blog!Mais um dia vou ter!! Se deus quiser tambe9m queria ar sugestf5es de videos [dance]: te3o: confissf5es de uma viciada em sapatos, meus sapatos favoritos, tour pelo closet e preparae7e3o de pele pesada!!Bjsss !![]