Lembro como se fosse hoje: a primeira matéria de moda que fiz na vida tinha, entre outras celebridades de peso, Deborah Secco. Logo na minha estreia tive acesso ao seu closet poderoso – um privilégio, eu sei! – e pude ver que a-) ela é eclética e-) mesmo com essa característica, sabe muito bem identificar o que fica bem em si mesma. Isso se aplica inclusive às escolhas dos cortes e tons de cabelo. Ela não tem medo de ousar, mas sempre exibe escolhas certeiras. De lá para cá (fiz a reportagem no início de 2009) já exibiu fios curtos a la Victoria Beckham; cacheados e na altura do ombro; longos ondulados e curtos e assimétricos novamente. Tudo isso variando a cor, do preto ao loiro fatal – quem não se lembra de Natalie L’Amour, seu personagem na novela Insensato Coração, hein?
Pois bem, depois de passar mais uma temporada morena, a atriz voltou a clarear as mechas, desta vez para gravar o filme A Estrada, no qual interpreta uma atriz que foi famosa na infância e que busca voltar ao estrelato. Quem providenciou a transformação foi seu fiel escudeiro, o cabeleireiro Marcos Proença, de São Paulo (que também cuida de outras musas como Flávia Alessandra e Claudia Leitte). “Fiz um degradê da raiz para as pontas, mas ele é suave, menos marcado e mais natural. Um cabelo solar, perfeito para o verão”, revelou Marcos. “Para neutralizar o tom da Deborah, que é castanho natural e estava levemente acobreado, primeiro fiz luzes médias, nem tão grossas, nem tão finas. Depois, usei um tonalizante com nuance loiro escuro para deixar a raiz com uma nuance mais mel. Para finalizar, o comprimento, as pontas e o topo da cabeça foram realçados com pontos de luz.”
Deborah chegou no salão no final da manhã e só saiu de lá no início da madrugada – até as estrelas precisam de uma dose extra de paciência em nome da beleza… Além da mudança de cor, encarou também um processo de alongamento dos fios – ele foi feito antes da tintura, para que os apliques também passassem pelos processos de descoloração e tonalização e ficassem perfeitamente integrados ao look. Depois do corte repicado (que tem base reta), o comprimento final dos fios ficou cerca de 10 centímetros abaixo do ombro. Aprovaram?
Fotos: divulgação Marcos Proença