Na batalha que travo dia-a-dia contra meu maior pesadelo de beleza, as estrias, acabo de ganhar dois novos aliados: o Óleo Firmador Antiestrias Q10 da Nivea e o creme hidratante Velastisa da marca Isdin. Ok, eu já falei de outro creme antiestrias antes aqui no Blog das Convidadas, mas acho que novas descobertas, ainda mais quando usadas e aprovadas com sucesso, devem ser compartilhadas.
Eu moro numa cidade com clima muito quente; por isso, confesso que nos dias piores quero passar longe de cremes e hidratantes. E, seguindo esse raciocínio, aplicar óleo na pele sempre esteve fora de questão. Só de pensar na pele melada e em um produto que não é absorvido rapidamente, já enlouqueço! Enfim, esse hábito errado, de não deixá-la bem hidratada e nutrida, acaba ressecando-a demais, o que pode inclusive agravar o problema das estrias.
(Pausa para uma explicação rápida sobre as estrias. Elas são cicatrizes causadas pelo rompimento das fibras elásticas da derme, a camada mais profunda da pele. Vários fatores contribuem para que isso ocorra, como falta de colágeno [a pele fica menos elástica], ganho de peso, distensão muito rápida [causada pela colocação de próteses de silicone ou por crescer muito durante a fase do “estirão” da adolescência] e as mudanças no corpo causadas pela gravidez. Um bom cosmético pode ajudar a preparar a pele para enfrentar todos esses problemas; um bom antiestrias, além disso, pode ajudar a suavizar as que já estão lá)
Quando recebi esses dois produtos de beleza, primeiro meus olhos da brilharam: ambos prometem melhorar a hidratação, firmar a pele e, o melhor de tudo, melhorar o aspecto dessas “cicatrizes” deixando-as beeeem menos visíveis (oh glória!). Mas também fiquei meio receosa em relação ao óleo, pelos motivos que contei acima. Assim mesmo decidi superar meu preconceito e experimentar.
Tenho usado de uma a duas vezes por dia, após o banho, o Nivea Óleo Firmador Antiestrias Q10. A fragrância foi a primeira coisa que me encantou mas, ao aplicar na pele, percebi que não poderia mais viver sem ele! Tem a textura nem muito densa, nem muito líquida, é absorvido rapidamente e assim que você massageia, já sente hidratação e maciez intensas. Em sua fórmula, assim como em outros produtos da Nivea, está o Hydra QI; uma combinação de ingredientes para explorar ao máximo o funcionamento das aquaporinas (microcanais existentes nas paredes celulares que normalizam o “transporte” de água, otimizando a hidratação da pele). Conta ainda com óleo de macadâmia, que é antioxidante, anti-inflamatório e apresenta propriedades regenerativas. Além do Hydra QI, outro ativo estrela é a coenzima Q10 (ubiquinona), idêntica à substância de mesmo nome que organismo humano produz. Ela serve para transformar nutrientes em energia para as células (agilizando a recuperação dos danos).
Para complementar esse “tratamento” antiestrias, após o uso do óleo aplico o outro produto, o Velastisa Antiestrias na versão Reafirmante Pós Parto. Não que eu tenha passado por um parto recentemente, mas pensei assim: se é indicado para pós-parto, para firmar e recuperar a pele, deve ajudar mais ainda no combate à falta de elasticidade. A textura, para mim é perfeita: é mais densa que um creme hidratante comum mas, rapidamente absorvida (não dá aquela sensação de que os poros não respiram após a aplicação). A fragrância também é amor; um cheiro beeeem suave que lembra a rosa mosqueta. Entre os ativos de sua formulação estão a centella asiática (anti-inflamatória, regeneradora, estimulante da circulação e da síntese de colágeno), óleo de rosa mosqueta (rico em vitamina A e um poderoso cicatrizante, um verdadeiro clássico no mundo da beleza), glicerina (umectante e emoliente) e vitamina E (antioxidante).
Ele realmente confere um aspecto mais firminho e deixa a pele com sensação de maciez de bebê. Lisinha, mais firme, muuuuuuito macia e com as estrias bem mais disfarçadas.
Estou tão feliz com os resultados que ambos não vão sair mais da minha lista de favoritos de beleza para cuidados com o corpo. E vocês? O que têm usado para tratar as estrias?
Velastisa Antiestrias Reafirmante Pós-parto, Isdin, R$ 84 (150 gr)
Óleo Firmador Antiestrias Q10, Nivea, R$ 34 (200 ml)
Ah, quer saber sobre tratamentos dermatológicos que ajudam a combater mais profundamente o problema? Dá uma lida neste post da Clínica Mônica Aribi, tem informações bem úteis sobre o assunto!
Fotos: divulgação