O que as noivas, as debutantes e todas as mulheres que querem arrasar em um evento em São José do Rio Preto têm em comum? Eu conto: antes de fazer bonito na festa, elas passam pela cadeira do maquiador Marcos Machado. Superfamoso aqui em São José e na região, Marcos trabalha em um salão badalado da cidade, o Casablanca – Studio Ellen Brito. E, além de mãos mágicas, tem uma história profissional bem diferente. Seu primeiro contato com a maquiagem aconteceu quando era bailarino, há 38 anos. Depois, ao trocar o balé clássico pelo teatro, acabou virando o maquiador informal dos colegas. O resto do público acabou conhecendo o talento de Marcos um pouco depois, quando, em 1993, participou de uma peça teatral muito especial. Em Medéia Material (de Heiner Müller), toda a maquiagem era feita em cena, durante o decorrer da história. “O meu papel era o de maquiar todo mundo. Criava os visuais enquanto os outros encenavam, era tenso e ao mesmo tempo muito estimulante”, me disse o maquiador durante nossa conversa para montar este post.
Resultado do desafio? A plateia ficou conhecendo a habilidade de Marcos e as clientes se multiplicaram. Hoje, ele se dedica somente a cuidar delas, não trabalha mais no meio artístico. São pelo menos 30 noivas maquiadas por ano, caso da Natália Assunção, que aparece em dois momentos aqui no post: sendo maquiada (acima) e depois toda pronta para dizer o sim (abaixo). Das debutantes e clientes maquiadas para bailes e outras ocasiões importantes, ele já perdeu a conta.
No começo da carreira, seu kit de produtos era superenxuto. Ele carregava apenas a-) alguns batons – que serviam como batom mesmo e também como blush e sombra, bastava carregar um pouco mais para ir modificando a intensidade da cor; b-) pó facial; c-) lápis para o contorno dos olhos – que, bem esfumado, funcionava como sombra – e d-) máscara para cílios. Fala a verdade, dá até vontade de copiar a ideia para criar um nécessaire bem levinho e superfuncional, não é?
Hoje, o arsenal está bem mais incrementado. Entre todos os itens que recheiam sua bancada, Marcos elege os pincéis como os essenciais. “Fazem toda a diferença no resultado do make, pois garantem precisão na hora de aplicar e acabamento impecável. Minha coleção não para de aumentar!”
Além deles, não dispensa a paleta de corretivos Camouflage, da Kryolan – “Permitem esconder todo tipo de marca com um resultado uniforme” – e o primer Prep & Prime, da MAC – “Uniformiza a pele e ajuda a manter a maquiagem íntegra por mais tempo.” As belas de São José agradecem todos os seus cuidados com os detalhes!
Fotos: Silvia Santana (Marcos Machado e noiva) e Letícia Homsi (produtos)
3 Comentários
Arrasou amei, sobrinha sortuda poder ter a make do Marcos sempre que preciso!!! Faz toda diferença! Sucesso!!!!! Bjos
Adorei a materia, as fotos, a maquiagem, os produtos.
10 pra todos!
Samantha M. comentou em 6 de julho de 2012 às 19:16. Jordana, reeaurecap? Pensei que você tivesse abandonado o Petiscos! Não suma, Bjs! Jana, muito legal esse texto! Viva Jana! Aliás eu tô adorando essa fase do Petiscos botando pra quebrar, assumindo opiniões fortes, desdenhando das futilidades extremas e sem nunca perder a classe. Acompanho o Petiscos diariamente desde 2008 e não poderia viver sem ele. Só estou sentindo muita falta da Mari Rossi! Beijos pra toda a equipe do Petiscos e parabéns pelo belo trabalho!