Sparkling pink: o olhar supercintilante da beleza da Animale, assinada por Fabiana Gomes.
Sparkling pink: o olhar supercintilante da beleza da Animale, assinada por Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC.

Sim, ele voltou. Ou melhor: o glitter, que não sai das paradas de sucesso da beleza há pelo menos duas estações, vai aparecer de cara nova na próxima temporada. Sua mais recente encarnação é puro drama, apontam as passarelas internacionais e a SPFW.

Glitter, metalizado, gloss! Brilho pouco é bobagem quando se trata de Pat McGrath...
Glitter, metalizado, gloss! Brilho pouco é bobagem quando se trata de Pat McGrath…
O dourado em máxima potência em outro trabalho da maquiadora britânica.
O dourado em máxima potência em outro trabalho da maquiadora britânica.

Acho que dá para afirmar sem erro que a origem desta tendência tem nome e sobrenome: Pat McGrath, a maquiadora britânica que é referência no universo do makeup. A artista anda, já há algum tempo, obcecada por acabamentos cintilantes e até lançou produtos próprios que proporcionam esse tipo de resultado (a coleção, batizada de Pat McGrath Labs, está à venda na Sephora americana). Nas duas fotos acima, por exemplo, você pode checar trabalhos dela com essa vibe – a boca vermelha apareceu em um editorial da revista americana Vanity Fair; a dourada, em um desfile da Prada do ano passado (época em que ela começou a ficar apegada a esse tipo de acabamento). Pat faz, o mundo se inspira. E quando aquilo que a trend setter cria conversa com a vibe do momento, aí é que a coisa pega para valer.

(E qual é a vibe do momento? Há coleções minimalistas, com perfume anos 1990. Há também as roupas hiperdecoradas. Bocas e olhos com glitter funcionam como contraponto para as peças das primeiras e também para valorizar o fashion style do segundo grupo).

Animale, agora em versão prata. Atenção, este tom de metalizado está super em alta!
Animale, agora em versão prata. Atenção, este tom metalizado está super em alta!

“Neste momento de hiper-exploração do brilho, use poucos complementos”, aconselha Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC, com quem conversei sobre o assunto. O glitter aparece nos olhos? Nada de sobrancelha marcada, nada de toneladas de máscara para cílios – o foco está todo na cor e nos reflexos e o resultado, se por um lado causa uma certa estranheza, é bem moderno e impactante.

Boca vinho poderosa no desfile DKNY Primavera-verão 2017: e aí, vai encarar?
Boca vinho poderosa no desfile DKNY Primavera-verão 2017: e aí, vai encarar?

A ideia é fazer uma boca glitterizada – objeto de desejo de nove entre dez fashionistas atualmente? A regra continua valendo. Com lábios cintilando, você já está (literalmente) pronta para brilhar.

O maquiador Saulo Fonseca lembra que aderir a esse tipo de visual é saber, de antemão, que a-) no final da noite, vai ter brilho na pele, na blusa, por todos os lados (glitter deixa rastro, sorry!) e b-) não dá para sair por aí tomando drinks ou beijando com uma boca assim. É um look mais para causar do que para viver (ainda que o efeito renda muita atenção e diversão).

Para fechar a parte de dicas, um segredinho dividido pelo maquiador Silvio Giorgio: faça uma primeira camada de sombra/batom e, para acrescentar o glitter, borrife o pincel com um fixador de maquiagem (como o Fix Plus, da MAC, ou o Mist & Fix, da Make Up For Ever), passe-o pelas partículas cintilantes e vá aplicando com toquinhos leves na pálpebra/nos lábios. Ajuda a aderir melhor e vai fazer o make durar mais.

beleza-beauty-editor-maquiagem-tendencia-glitter-dramatico-glitter-no-make-shiny-lips-fendi-1

Curiosidade: Peter Phillips, diretor criativo de maquiagem da Dior e outro muso inspirador dos makeup artists, também embarcou na glitter fever: a boca dourada com fundo rosado do último desfile da Fendi leva sua assinatura. Pois é, está ficando cada vez mais difícil resistir a essa onda ofuscante. Se o glitter com atitude combina com seu estilo, não bobei: a hora de aderir à tendência é já!

 

Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia e André Conti/Agência Fotosite (Animale SPFW Trans42), Agência Fotosite (DKNY), divulgação (Fendi)

2 Comentários

Escreva Um Comentário