Sim, ele voltou. Ou melhor: o glitter, que não sai das paradas de sucesso da beleza há pelo menos duas estações, vai aparecer de cara nova na próxima temporada. Sua mais recente encarnação é puro drama, apontam as passarelas internacionais e a SPFW.
Acho que dá para afirmar sem erro que a origem desta tendência tem nome e sobrenome: Pat McGrath, a maquiadora britânica que é referência no universo do makeup. A artista anda, já há algum tempo, obcecada por acabamentos cintilantes e até lançou produtos próprios que proporcionam esse tipo de resultado (a coleção, batizada de Pat McGrath Labs, está à venda na Sephora americana). Nas duas fotos acima, por exemplo, você pode checar trabalhos dela com essa vibe – a boca vermelha apareceu em um editorial da revista americana Vanity Fair; a dourada, em um desfile da Prada do ano passado (época em que ela começou a ficar apegada a esse tipo de acabamento). Pat faz, o mundo se inspira. E quando aquilo que a trend setter cria conversa com a vibe do momento, aí é que a coisa pega para valer.
(E qual é a vibe do momento? Há coleções minimalistas, com perfume anos 1990. Há também as roupas hiperdecoradas. Bocas e olhos com glitter funcionam como contraponto para as peças das primeiras e também para valorizar o fashion style do segundo grupo).
“Neste momento de hiper-exploração do brilho, use poucos complementos”, aconselha Fabiana Gomes, maquiadora sênior da MAC, com quem conversei sobre o assunto. O glitter aparece nos olhos? Nada de sobrancelha marcada, nada de toneladas de máscara para cílios – o foco está todo na cor e nos reflexos e o resultado, se por um lado causa uma certa estranheza, é bem moderno e impactante.
A ideia é fazer uma boca glitterizada – objeto de desejo de nove entre dez fashionistas atualmente? A regra continua valendo. Com lábios cintilando, você já está (literalmente) pronta para brilhar.
O maquiador Saulo Fonseca lembra que aderir a esse tipo de visual é saber, de antemão, que a-) no final da noite, vai ter brilho na pele, na blusa, por todos os lados (glitter deixa rastro, sorry!) e b-) não dá para sair por aí tomando drinks ou beijando com uma boca assim. É um look mais para causar do que para viver (ainda que o efeito renda muita atenção e diversão).
Para fechar a parte de dicas, um segredinho dividido pelo maquiador Silvio Giorgio: faça uma primeira camada de sombra/batom e, para acrescentar o glitter, borrife o pincel com um fixador de maquiagem (como o Fix Plus, da MAC, ou o Mist & Fix, da Make Up For Ever), passe-o pelas partículas cintilantes e vá aplicando com toquinhos leves na pálpebra/nos lábios. Ajuda a aderir melhor e vai fazer o make durar mais.
Curiosidade: Peter Phillips, diretor criativo de maquiagem da Dior e outro muso inspirador dos makeup artists, também embarcou na glitter fever: a boca dourada com fundo rosado do último desfile da Fendi leva sua assinatura. Pois é, está ficando cada vez mais difícil resistir a essa onda ofuscante. Se o glitter com atitude combina com seu estilo, não bobei: a hora de aderir à tendência é já!
Fotos: divulgação/Marcelo Soubhia e André Conti/Agência Fotosite (Animale SPFW Trans42), Agência Fotosite (DKNY), divulgação (Fendi)
2 Comentários
One or two to rermbeem, that is.
You’re very professional.
cheap madden coins mobile http://www.madden-store.com