Juro que eu gostaria de estar com viagem marcada para a Normandia, na França. É que desde dez dias atrás (e até meados de setembro) está ocorrendo por lá, mais precisamente no Museu Christian Dior, na cidade de Granville, uma exposição que todo apaixonado por moda e beleza adoraria ver. Seu nome é Dior: Imagens Lendárias, e reúne trabalhos de grandes fotógrafos sobre a moda (e, por consequência, a beleza) da maison.
São duzentas fotos ao todo, incluindo preciosidades recentes e outras bem mais antigas. Todas clicadas por profissionais referência em suas respectivas épocas. A da abertura do post, de 2007, é do francês Patrick Dermachelier (coincidentemente, nascido na Normandia, e muito conhecido tanto por seus retratos de moda como pelos portraits que fez da princesa Diana, da Inglaterra). Já a imagem logo acima, com clima de conto de fadas fashion, foi clicada em 1950 pelo britânico Norman Parkinson (que por longo tempo colaborou com edições internacionais da revista Vogue).
As duas (assim como a foto acima, do americano Henry Clarke, outro conhecido fotógrafo da Vogue) foram incluídas não só na exposição como também em um livro (este, trazendo 83 imagens) que tem o mesmo título da mostra e foi lançado no final de abril. Um forma de quem for levar uma parcela da exibição para casa – ou uma maneira de se inspirar com os looks, os makes e os penteados à distância, mesmo sem participar desse evento tão especial. É da editora Rizzoli e custa 35 euros na Europa, ou 45 dólares nos Estados Unidos.
Fotos: Patrick Demarchelier, Norman Parkinson e Henry Clarke / divulgação Dior