Muita gente me pergunta qual é o produto que uso na hora de modelar meu cabelo cacheado. Tenho que confessar: não é um só, são vários. Eu testo muitos lançamentos de beleza – e por isso acabo encontrando várias alternativas interessantes para deixar meus cachos definidos. Além disso, descobri que muitos modeladores funcionam melhor quando combinados a outra categoria de produtos, a dos óleos de tratamento. O óleo traz brilho, maciez e deixa o cabelo soltinho, o modelador desenha os cachos e os dois juntos criam o resultado que busco: definição sim, mas sem prejudicar nem o balanço, nem o volume. Claro que, algumas vezes, vou só de modelador mesmo. Mas quando tenho dois minutos a mais para cuidar dos fios, prefiro apostar no mix, o cabelo fica com aspecto de mais bem tratado.
O post de hoje, então, é para mostrar quatro combinados de produtos de beleza que dão certo nos meus fios. Mas, antes de mostrá-los, melhor ensinar como sobrepô-los, não é? Siga as instruções abaixo assim que sair do chuveiro – eu aplico os produtos com as mechas já desembaraçadas, mas praticamente pingando (só chacoalho bem a cabeça – ainda quando estou no box – para tirar o excesso de água).
1. Primeiro, coloque o equivalente ao tamanho de uma moeda de 25 centavos do óleo de tratamento capilar na palma da mão (essa quantidade funciona para o comprimento do meu cabelo – aumente ou diminua dependendo do tamanho dos seus fios, OK?). Friccione uma palma contra a outra, para espalhar bem o produto entre as mãos, e então massageie bem ao longo das mechas, para distribuir sem acumular em nenhum ponto específico. Atenção, evite as raízes. O melhor é passar a partir de dois dedos do couro cabeludo.
2. Lave as mãos, aguarde alguns minutos para que a fibra capilar absorva o óleo de tratamento e então faça exatamente a mesma coisa (usando quantidade equivalente de produto) com o modelador de cachos. Mais uma vez, lembre-se de massagear bastante. Quem tem cachos às vezes sente medo de manipular o cabelo. Supere! Quando você massageia, faz com que o produto cubra a fibra capilar de uma maneira uniforme, sem ficar depositado em excesso aqui ou ali (e sem deixar os cachos duros, grudados ou modelados em um ponto e disformes em outro). Truque de beleza do qual ninguém devia abrir mão!
3. Aplicou o segundo produto direitinho? Então, dê mais uma chacoalhada, uma ajeitada com os dedos e uma olhadinha no espelho para checar se não ficou nenhuma mecha posicionada meio fora do lugar. Se sobrou alguma, dê uma leve torcida nesse feixe, para acentuar seu ondulado, e então ajeite-o na posição que você quer. Para garantir que seque realmente no lugar determinado, você pode prender a ponta com um grampinho embutido, mas sem criar muita tração (a fixação deve ser mais frouxa, para não deixar o cabelo marcado, e você não deve esticar demais os fios). Deixe por até uma hora e então remova o grampo.
Os combinados
Alterna Bamboo Kendi Oil + Living Proof No Frizz Nourishing Styling Cream
Os produtos com os quais desenvolvi originalmente a minha receita mágica. Amo os dois de paixão. O Kendi Oil já existe aqui, na Sephora, e é o óleo de tratamento capilar mais leve que conheço (não pesa nem um pouquinho nos fios, mas trata bastante). O No Frizz dá muito, muito brilho e modela os cachos também sem pesar. Está para chegar ao Brasil (mal posso esperar!).
UPDATE: o No Frizz, assim como vários outros produtos da marca americana Living Proof, já estão à venda no Brasil, em alguns salões de cabeleireiro e na Sephora.
L’Oréal Paris Óleo Extraordinário + Sebastian Potion 9
O Óleo Extraordinário foi o primeiro óleo de tratamento capilar mais em conta do qual virei fã, e gosto dele até hoje (ainda prefiro a versão original, as variáveis que foram lançadas depois não funcionam tão bem assim nos meus fios). O Potion 9 (comercializado em salões e em sites de produtos profissionais, como o Beleza na Web) eu já usava sozinho há anos, mas achei que ganhou um boost com a combinação. De todas as minhas misturinhas de beleza, é a que deixa o cabelo mais macio.
Matrix Sublime Oil + Redken Curl Wise 14
Outro caso de modelador conhecido faz tempo que foi aditivado com a combinação com o óleo de tratamento capilar. O Curl Wise 14 é meu modelador favorito da Redken – sou fiel a ele há séculos, praticamente desde que foi lançado por aqui. Casado com o Sublime Oil, deixa o cabelo ainda mais soltinho e, assim como a combinação anterior, traz muita maciez. Ah, reduz um pouquinho o volume (se é o que você quer, vá em frente!).
UPDATE: depois que publiquei este post, descobri que o Curl Wise, da Redken, foi descontinuado aqui no Brasil (agora, só é encontrado lá fora, nos EUA ou em outros países). Estou estudando uma alternativa para substituí-lo no mix 3 – em breve, o update dp update!
Tresemmé Oil Radiante + Paul Mitchell Curls Twirl Around
Minha mais recente combinação. O Oil Radiante foi lançado há pouco tempo e me impressionou muito por deixar o cabelo bem brilhante e macio – além de leve. Foi um pulo, claro, para eu experimentar juntá-lo a outros produtos. O mix que deu mais certo foi com este finalizador da Paul Mitchell: ele apresenta uma textura meio de cera e marca os cachos que é uma beleza. Ah, é a dupla que mais dá volume – um plus, no meu julgamento.
Essas as misturas de cosméticos que curto, mas nada impede que você invente outras combinações entre óleo capilar e modelador para experimentar. O que vale é fazer o teste: tenho a impressão de que, depois de usar uma vez, vai ser difícil você abrir desse recurso de styling!
Está em dúvida sobre outros assuntos relacionados a cabelo cacheado e crespo? Então se joga neste outro post sobre finalização aqui, com mais dicas de produtos, confira dicas antifrizz nesta colaboração que fiz para Claudia Online e também se atualize sobre as linhas completas para cabelos cacheados que foram lançadas mais recentemente!
Fotos: divulgação
3 Comentários
Eu acrescentaria à esta lista o Elixir Moringa Immortel da Kerastase. É um óleo pra cabelos danificados, mas poderia ser fácil para cabelos cacheados. Ele deixa o cabelo super macio e com os cachos mais definidos. O único porém é o preço.
Oi Aline, tudo bem? Só encontrei seu comentário agora, desculpe! Conta mais sobre sua experiência com o Elixir Moringa Immortel, adoro saber o que as seguidoras aqui do site vêm usando! Bjs, continue por aqui no Beauty Editor!
Eu achei super interessante a matéria. Gostei muito dos produtos. Quero recomendar um site super bacana que apesar de novo já está fazendo o maior sucesso entre as mulheres que o site http://www.uaubeleza.com.br