Quando pensamos em um profissional reconhecido pelos cursos que oferece, seja em qual área for, logo deduzimos que se trata de alguém cuja longa carreira a preparou para encontrar tanta aceitação. Daí a inevitável surpresa quando nos deparamos com a história de Brigitte Calegari. Aos 25 anos de idade, essa paranaense de Maringá é hoje um dos nomes mais badalados quando se pensa em cursos de maquiagem profissional no Brasil. Foi mais ou menos de 4 anos para cá que comecei a perceber a repercussão de seus workshops de beleza entre os colegas maquiadores daqui de Salvador. Era impressionante como todos (to-dos!) que passavam por suas aulas faziam elogios! Fui ficando curiosa, depois interessada, e então decidi passar pela mesma experiência. Além de me matricular no seu curso Aprimoramento Intensivo (contarei os detalhes sobre ele em um próximo post, aguarde!), decidi aproveitar a viagem ao Paraná para entrevistar a talentosa professora e conhecer melhor a sua trajetória. A partir de agora, você vai poder mergulhar comigo nesses bastidores e entender porque essa moça delicada no trato, mas fera nos negócios e com os pincéis, faz tanto sucesso.
BEAUTY LOVER DESDE CRIANCINHA
Brigitte conta que desde pequena era fascinada pelo mundo da beleza. Adorava brincar, em segredo, com as maquiagens da mãe e amava receber de presente brincos ou outras peças que a madrinha, muito próxima e dona de uma vasta coleção de acessórios, não estava usando mais. Além de ser inspirada por essas duas mulheres vaidosas, sempre teve bastante facilidade com trabalhos manuais. E, dado divertido e que vale anotar, era sempre a professora quando brincava de escolinha com os amigos.
Alguns anos depois, no início da adolescência, Brigitte já tinha desenvolvido uma enorme habilidade com os pincéis e era conhecida como a mais estilosa entre as amigas e parentes. Isso acabou lhe rendendo o posto informal de personal stylist não apenas na hora da escolha de roupas e acessórios, mas também no momento de definir a maquiagem e o penteado para alguma ocasião especial. Cuidava da produção completa de quem estivesse à volta! Em uma dessas situações em que produziu pessoas mais próximas, Brigitte ficou tão apaixonada pela maquiagem realizada em uma amiga (um olho esfumado em tons de rosa e roxo) que decidiu postar uma foto do look final em seu perfil no Orkut (na época, essa rede social ainda existia). O registro inocente gerou uma repercussão tão grande que em pouco tempo, e com apenas 16 anos de idade, ela estava atendendo clientes e dando cursos de automaquiagem em casa.
Não demorou muito para alguns maquiadores começarem a pedir cursos de aprimoramento. Assim, aos 18 anos, Brigitte fez sua estreia como professora “de verdade” – dessa vez, assessorando profissionais. Inicialmente, as aulas aconteciam em Maringá. Depois, passaram a ocorrer em Curitiba, em Belo Horizonte, em vários cantos do Brasil. Eram verdadeiras turnês! A coisa realmente estava ficando séria e, ao mesmo tempo em que ensinava, Brigitte se dedicou a aprender mais. Fez cursos na Make Up For Ever Academy de Paris e de Nova Iorque, na Escola de Maquiagem Illamasqua em Londres e, mais recentemente, com Philip Hallawell, referência brasileira em visagismo.
Atendimentos e aulas de automaquiagem acabaram suspensos e a dedicação se voltou exclusivamente aos cursos profissionais. Inicialmente, o carro-chefe era o de Técnicas de Maquiagem, com um dia de duração, com demonstrações das suas técnicas e a reprodução dos looks pelos alunos, sempre usando modelos. Depois, o cardápio foi expandido para cursos mais específicos e/ou prolongados.
E O QUE ESSA PROFESSORA TEM DE TÃO ESPECIAL?
Brigitte é realmente muito criteriosa em tudo a que se dedica. Diz que se faz sempre a mesma pergunta quando está montando ou aprimorando um programa: “Se fosse eu que me inscrevesse nesse curso, o que gostaria que ele incluísse?”. Então, vai listando um conjunto sem fim de detalhes, dos pequenos ao grandes, que fariam a diferença em seu julgamento – e que faz questão de proporcionar para seus alunos. Entre eles, o capricho na escolha do conteúdo, todo devidamente embasado, a metodologia super didática, o material de consulta de altíssima qualidade (inteiramente elaborado por ela), a seleção de produtos que ela usa durante as aulas, a iluminação do ambiente especialmente calibrada para revelar a maquiagem em todos os seus detalhes… E também a escolha do cardápio dos coffe-breaks, a gramatura do papel dos face charts (aqueles desenhos de rosto onde podemos anotar os passos do make), os vários vasos com flores espalhados pela escola e até a cor da xícara do café – tudo é pensado com cuidado para compor uma harmonia maior que dá unidade a absolutamente todo o ambiente. É impressionante! Uma equipe de seis pessoas a ajuda a manter a engrenagem funcionando bem e a deixar tudo lindo e em ordem.
E é claro que essas características todas também dão o tom ao seu estilo de maquiagem. Se hoje temos produções super impactantes nas redes sociais e, num outro extremo, looks geralmente mais leves nas passarelas, para mim a estética de Brigitte está entre elas. Ao mesmo tempo em que seus makes parecem suaves, causam impacto. Para ela, a maquiagem deve ajudar a revelar a beleza de cada mulher, sem se sobrepor a ela. Quando olhamos seus trabalhos, não vemos uma bela pintura sobre uma tela inicialmente em branco, vemos uma mulher e uma maquiagem igualmente deslumbrantes, que só se revelaram assim porque uma enalteceu a outra. E essa harmonia é o que leva tantos profissionais aos cursos orientados por Brigitte.
ESSA MULHER NÃO PARA!
Como ela dá conta de administrar tantos compromissos Brasil afora é um enigma para mim. Ainda mais agora, que os cursos itinerantes para 20 alunos foram substituídos pelo workshop Tendências de Maquiagem, que pode atender até 60 alunos! É muita gente para dedicar atenção… mas ela dá conta, acredite.
No menu de cursos exclusivos de sua escola, que tem capacidade para 12 alunos por turma, seus xodós atuais são o Aprimoramento Intensivo, com 6 dias de duração (aquele que fiz e que mencionei no início do post), e também o bastante requisitado La Beauté, que trata especificamente da beleza de noivas e de mães de noiva.
Pensa que acabou? Tem mais! No ano passado, Brigitte inaugurou uma plataforma de cursos online, que trouxe de volta o seu curso de automaquiagem (chama-se Minha Maquiagem) e que também marcou o início da parceria com outros profissionais educadores para auxiliar em outras disciplinas, como Marketing para Maquiadores (ministrada por Jhonatan Penteado, diretor de marketing da marca Brigitte Calegari) e Fotografia e Iluminação para Maquiadores (aulas orientadas pelo fotógrafo Bulla Jr., que está por trás das lindas imagens dos trabalhos de Brigitte). Em breve, a plataforma também oferecerá cursos com temas mais específicos. Alguns dos que vêm por aí: Segredos do Esfumado, A Maquiagem Profissional e Edição para Maquiadores.
Conhecer Brigitte Calegari mais de perto durante essa semana e fazer o curso de Aprimoramento Intensivo com ela foram experiências incríveis! Em primeiro lugar pelo próprio curso, sem dúvidas o melhor que eu fiz até hoje na minha carreira (aguardem o próximo post, no qual vou explicar com detalhes por que ele foi tão impactante!) e por compreender que todo esse sucesso, antes tão espantoso para mim, é na verdade muito fácil de se explicar (porém dificílimo de alcançar). Trata-se de uma soma de doses imensas de talento, apuro estético e trabalho duro, com bastante consistência e atenção aos detalhes. E eu, que esperava aprender sobre técnicas de maquiagem, recebi muito mais. Saí de lá com lições preciosas sobre minha carreira de makeup artist e inspiradíssima! Quero repetir todo ano!
Fotos: arquivo pessoal Luisa Suassuna
2 Comentários
Brigitte minha Diva inspiração a cada dia que passa meu carinho e admiração só aumentam. ❤
Oi Rafael, tudo bem? Bem vindo ao Beauty Editor! Espero que continue por aqui navegando e descobrindo novidades de beleza. E que bom que, pelo jeito, você gostou do post sobre a Brigitte! Beijos e até o próximo comentário!