Beleza inclusiva: conheça os novos pincéis de maquiagem articulados lançados por O Boticário e outras três iniciativas internacionais para tornar a maquiagem mais acessível.

Beleza inclusiva pincéis de maquiagem acessíveis
Os novos pincéis de O Boticário são articulados, o que facilita o manuseio para quem tem restrições de movimento, e apresentam detalhes táteis para permitir a identificação por quem tem deficiência visual. | Foto: divulgação O Boticário

Inclusão é um tema em alta nas empresas e na sociedade já há alguns anos, mas nem sempre a gente encontra esse valor refletido nos produtos que compramos. Por isso, dá uma felicidade enorme ver uma marca gigante, caso de O Boticário, investir em uma linha pensada e desenvolvida para atender às necessidades das pessoas com deficiência e promover uma beleza inclusiva. No caso, uma coleção de pincéis de maquiagem que é repleta de detalhes que facilitam o uso por parte de quem tem fraqueza muscular, restrições de movimento ou limitações visuais.

São cinco modelos diferentes, que proporcionam aplicações variadas. Há desde um chanfrado menor, multifuncional (o Espiral), a um bem grande, para pó, todos com a cabeça articulada, que gira 360 graus. Ou seja, cada pessoa pode regular o ângulo das cerdas na direção que desejar, conforme sentir que a utilização fica mais fácil para ela.

Design amigável, beleza mais inclusiva

Além desse design que facilita a empunhadura para todos, os novos pincéis de maquiagem O Boticário foram pensados para ajudar também as pessoas que têm deficiência visual. No fundo do cabo, há detalhes táteis que diferenciam um modelo do outro – quem não enxerga bem vai conseguir identificar mais rapidamente qual pincel acabou de pegar. E o cabo em si, que não é cilíndrico – a haste é quadrada – evita que os acessórios rolem sobre a pia, a penteadeira ou a bancada, mudando de posição ou caindo no chão (e, com isso, forçando os PCDs a ter trabalho para reencontrá-los).

Beleza inclusiva pincéis de maquiagem O Boticário
O design dos novos pincéis facilita tanto a empunhadura como a identificação dos modelos na hora da maquiagem. | Foto: divulgação O Boticário

Detalhes como esses tornam a inclusão bem mais palpável e a beleza verdadeiramente acessível. A iniciativa do Boti tem sido tão celebrada e bem aceita que, uma semana após o lançamento, já tem modelo esgotado no site. Sucesso é isso! Que outras empresas brasileiras sigam esse exemplo.

Beleza acessível nas marcas internacionais

Fora do Brasil há, igualmente, marcas que vêm pensando em aumentar a inclusão entre seus consumidores.

Guide Beauty aplicador de delineador
O aplicador de delineador da Guide Beauty funciona como um híbrido entre régua, pincel e carimbo: você fricciona a ponta no produto e depois usa para fazer o traço na pálpebra com mais segurança. | Foto: reprodução @guidebeauty

A Guide Beauty surgiu com um objetivo bem específico, facilitar o manuseio de pincéis de maquiagem e acessórios por parte de quem sofre com o mal de Parkinson – a maquiadora que criou a Guide descobriu que tinha a doença e decidiu desenvolver acessórios que dessem mais estabilidade ao movimento e, com isso, permitissem que quem tem tremores pudesse fazer sua maquiagem sem errar. Hoje, a marca tem um alcance mais amplo, se tornou conhecida por incluir a todos que apresentam dificuldades motoras.

Pincéis de maquiagem acessíveis Kohl Kreatives
Formatos de cabeça diferentes, para facilitar o espalhe dos produtos, e cabos flexíveis que permitem ajuste de ângulo: a Kohl Kreatives investe em acessórios que facilitam o manuseio por PCDs. | Foto”reprodução @kohlkreatives

A Kohl Kreatives tem inúmeros acessórios pensados para quem tem dificuldades de movimento. Os pincéis têm cabos flexíveis para permitir o ajuste de ângulo das cerdas, as cabeças apresentam um desenho diferenciado – triangular, quadrado, totalmente redondo –, que facilita o alcance de todos os cantinhos do rosto, e o material dos cabos não é escorregadio, o que melhora a empunhadura. A marca tem também adesivos que funcionam como molde para delineador, sombra, blush, contorno… Eles podem ser usados por quem não tem movimentos manuais muito precisos, simplificando a aplicação da maquiagem.

Pincel de esmalte acessível Olive & June
O Poppy, pincel de esmalte desenvolvido pela Oliver & June, torna a empunhadura mais fácil para quem tem dificuldades motoras. | Foto: reprodução site Olive & June

A Olive & June, marca de esmaltes, criou um pincel com cabo grande e arredondado para que a empunhadura seja mais fácil por quem tem dificuldade em agarrar acessórios muito pequenos ou estreitos. Segundo a empresa, o pincel, chamado Poppy, é universal – ou seja, pode ser acoplado em qualquer frasco de esmalte, substituindo o pincel original.

Os quatro casos acima demonstram que, sim, é possível criar produtos e acessórios que incluam mais gente, que abracem pessoas com as mais diversas necessidades. Que eles funcionem como exemplo para outras marcas e empresas ampliarem seu leque de ofertas, criando uma beleza cada vez mais inclusiva, diversa e acessível.

Ficha técnica

Pincéis acessíveis para PCDs O Boticário:

Preços: de R$ 54,90 a R$ 79,90, conforme o modelo

Onde comprar: no site de O Boticário (procure por pincel acessível) e nas lojas da marca

Outras marcas (sites internacionais):

Olive & June: procure por Poppy no site da marca

Kohl Kreatives: navegue pelo site para conhecer os variados produtos

Guide Beauty: navegue pelo site para conhecer todos os produtos

Leia mais sobre maquiagem

Melhores bases para pele madura | Três lançamentos nota 10

Lip Oil Care Natural Beauty: resenha e benefícios do produto

Tudo sobre as maquiagens de Kylie Jenner e Selena Gomes

Por Maria Cecília Prado. Para conferir mais dicas e notícias de beleza, vem me seguir no Instagram!

Escreva Um Comentário