Batom escuro ou boca nude? Olho suave, romântico, ou muito marcado? Segundo a MAC, nos próximos meses vale tudo. A marca, que faz duas vezes por ano uma trend presentation (um apanhado do que rolou na temporada imediatamente anterior de desfiles e uma análise aprofundada do que se viu por lá), aposta, neste momento, nos quatro caminhos de maquiagem acima. Hora de checar o que cada um deles tem de mais bacana.
Caminho 1: mulher de plástico (ou quase). A ideia aqui é trabalhar com contrastes, ter uma pele mais sequinha (mas mesmo assim luminosa) e algumas áreas destacadas com brilho, com uma camada de vinil. Esse brilho extremo pode surgir em pontos mais óbvios, como os lábios, e também nas pálpebras (o mesmo gloss que se aplica na boca pode ser usado aqui).
Caminho 2: rebelde com causa. E a causa aqui é criar um look de impacto, com foco nos olhos e um perfume meio grunge, meio gótico. A tendência é inspirada nos anos 1990, mas não leva 100% a sério suas referências: brinca com a forma do esfumado, com os pontos onde se aplica a sombra e o lápis… Olha só que proposta inusitada essa aqui da foto: o sombreado preto vai embaixo do olho, não em cima!
Caminho 3: fome de viver. Pense em uma vampira muito estilosa, pense em Catherine Deneuve no filme Fome de Viver (aquele com o cantor David Bowie, dos anos 1980). Você captou o espírito. A mulher que segue esse caminho tem boca marcante, pintada com batom vermelho escuro ou vinho, porém quase borrada (os contornos são meio indefinidos, repare). Ela é meio gótica – não se trata, nesse caso, da mulher que usa batom vermelho para se sentir uma diva. Até por esse motivo não rolam muitos complementos no look. Máscara para cílios, delineador e afins são dispensados para que todo drama se concentre realmente nos lábios.
Caminho 4: princesa etérea. Esqueça os tons rosados e pêssego. Nossa princesinha aqui tem um quê de mistério e isso se enfatiza com nuances suaves, porém não muito óbvias, de sombra, como lilás, lavanda, cinza e hortênsia. Tudo muito frio, até um pouco distante. A pele, vale lembrar mais uma vez, vem muito bem preparada. E a sobrancelha, apesar de bem alinhada, tem um desenho muito natural. Ah, o batom é clarinho, entre o rosado e nude. Mais um ponto para ressaltar a palidez desta mulher.
Fotos André Conti divulgação MAC
Maquiagem Fabiana Gomes e Jake Falchi, MAC
Cabelo Daniel Lacerda