É definitivo: a geração tombamento ganhou passe livre no mundo fashion. O movimento, que traduz o manifesto político da população negra em estética, está representado em todos os cantos da SPFW Trans N42. Dos backstages aos corredores, é possível se surpreender com mulheres que não apenas assumiram seus cabelos étnicos como também brincam com seus formatos e cores, apostando nos tons fantasia e platinados para mostrar atitude e alegrar a vida de quem vê.
A modelo Lorraine Cruzes, da agencia L’Equipe (que aparece na foto de abertura aqui do post e também neste clique acima) ostentava um black preto há apenas um mês – mas apareceu na semana de moda totalmente platinada, graças às mãos do cabeleireiro e maquiador Max Weber e aos produtos da Wella.
Já a estilista Loo Nascimento (que, como eu, é de Salvador!) me contou que está sempre variando o visual dos próprios fios. Ela faz as mudanças com a ajuda da visagista Vivi Lago. O resultado é incrível!
As garotas coloridas também marcaram presença do evento Garnier, que rolou na segunda-feira entre os desfiles da Patricia Vieira e da Lab (grife fashion – e “afro-empoderada” do rapper Emicida). Nele, a marca apresentou a Nutrisse Creme Cachos Poderosos – seu novo sistema de coloração específico para cabelos cacheados e crespos (vou falar sobre ela ainda esta semana aqui no BE). Os tons vermelhos, iluminados e platinados estavam com tudo entre as bloggers presentes (caso da Ju Farias e da Fernanda Ferreira, que aparecem na foto aí acima) e as convidadas em geral. As crespas perderam mesmo o medo de mudar de cor!
Se haviam dúvidas sobre a possibilidade de ousar com fios afro, a SPFW Trans N42 acaba de varrer todas para baixo do tapete. O momento de radicalizar é agora: quem sabe eu mesma não apareça com um visual diferente em breve? Aguardem…
Fotos: divulgação (Patricia Viera), Vanessa Ventura / Beauty Editor