Minha história
A relação de Fabi (como os amigos a chamam) com a maquiagem teve início de uma maneira indireta. É que, anos atrás, quando ainda morava na sua Curitiba natal, era atriz de teatro – e, nos bastidores, fazia a própria caracterização e a dos colegas. Em paralelo à vida de artista, estudou direito, foi secretária executiva e até garçonete – fez praticamente de tudo um pouco, até perceber que o que queria mesmo era trabalhar com moda e beleza. Nesse meio tempo, já morava em São Paulo; então, arrumou um emprego como vendedora da grife Lino Vilaventura e foi colocar seus planos em prática. Quando a MAC chegou ao Brasil, em 2002, candidatou-se a um posto na loja – afinal, expertise em maquiagem ela já tinha de sobra. Foi aprovada, passou pelos cargos de maquiadora e gerente e, em 2009, tornou-se a maquiadora sênior da marca. Está no posto até hoje e arrasa aqui no Brasil e lá fora, em workshops, editoriais e, claro, nos camarins da SPFW.
Essencial para um make perfeito é…
“Na verdade, são duas coisas”, diz Fabi. “A primeira é saber customizar a maquiagem, aplicar tudo o que sabe levando em conta as características e a expressão do rosto que está em frente à você (seja o seu, seja o de outra pessoa). A segunda é caprichar no acabamento. A boa maquiagem é como alta-costura, cada detalhe conta.”
Momento socorro
O maior perigo quando se está fazendo uma maquiagem, seja você um profissional, seja uma mulher que está se maquiando em casa? É exatamente não respeitar as próprias características. “Falta de sutileza e pouco polimento também derrubam o make”, avisa nossa master artista. “Tem que tonificar, hidratar, preparar adequadamente a pele, usar produtos com textura adequada para o seu caso, prestar atenção a tudo que é fundamental.”
Não vivo sem
Cada mulher tem suas preferências e necessidades específicas, claro. Mas, para a Fabi, ter um batom vibrante no arsenal de beleza é fundamental. “O Ruby Woo, por exemplo, é um verdadeiro acessório, ilumina o visual inteiro. Sem ele no nécessaire, nem saio de casa.”
Se você ainda não usa, deveria
Brumas hidratantes – elas são a arma secreta de Fabiana. “Ressuscitam a maquiagem, juro!” Outro motivo pelo qual ela ama esse tipo de produto: dá conforto, carinho para a pele. “Borrifo a 20 cm de distância do rosto, fazendo um movimento circular. Quando o líquido seca, a maquiagem fica fresca de novo. E não borra, desde que você tome o cuidado de não concentrar o jato em apenas um lugar.”
Ela & eu
O ponto com o qual a maquiadora mais se identifica com a empresa em que trabalha? A filosofia da MAC de atender todas as idades, raças e sexos. “Maquiagem é democrática, não tem regras rígidas, e a MAC fala disso. Por outro lado, investe muito no treinamento, no aprendizado, em ensinar seus profissionais e clientes a realizarem um make impecável. Tem uma preocupação com detalhes que vou carregar no meu DNA pela vida inteira.”
Para sempre no nécessaire
E por falar em vida inteira, os três produtos da MAC que a Fabi jamais deixaria de usar (ela não falou com todas as letras, mas acho que carregaria escondido mesmo se fosse trabalhar em outra marca!) são:
Batom Ruby Woo. “Como comentei antes, é minha assinatura de beleza!” (Se você ainda tinha alguma dúvida, é ele que a maquiadora está usando no retrato acima)
Corretivo Prolongwear Concealer. “Tem longa duração e também serve como base. Pingo três gotas na palma da mão, misturo com um pouquinho de hidratante ou com Fix Plus, a bruma hidratante da MAC, e espalho bem por todo o rosto, maquiando a pele.”
Tônico Lightfull. “Na verdade, amo todos os produtos dessa linha para o preparo da pele. Mas como só tenho direito a escolher mais um item para compor minha listinha básica, ficaria com este.”
Se eu fosse você
E chegou a hora de dividir um segredo com as seguidoras do Beauty Editor. Sabe o que a Fabi decidiu falar? “Maquiagem é mais do que tendência, é um estado de espírito, gente. Não fique presa ao que todo mundo fala – revistas e blogs trazem muita informação sim, mas o importante é você encontrar, ali no meio, o que funciona para você.” Ou seja, lembrar daquela conversa alguns tópicos acima e tratar de customizar o seu look.
Ama maquiagem e quer sabe mais sobre a história de três outras maquiadoras de sucesso que trabalham para grandes marcas no Brasil? Então leia também os perfis da Vanessa Rozan (ex-Maybelline, atualmente na Vult) da Rafaella Crepaldi (Nars) e da Mariana Ishizaka (Benefit).
Foto: Christian Parente para Beauty Editor, realizada no salão Galeria, em São Paulo
5 Comentários
Sou fã pra sempre!!!! Cecilia faz vídeo com a Fabi aqui pro site 😀
Oi Gabis, tudo bem? Tá nos planos, juro! Mas a gente ainda não conseguiu fechar datas e pautas. Espera que um dia rola!
Cecilia!!..acabei de conhecer o site e ja amei!..tem alguma pauta sobre boas escolas de make up em sp?
Bjo
Oi Juliana, tudo bem? Que boooom que curtiu o site! Fica por aqui, tem sempre novidade! Sobre as escolas de maquiagem, tenho duas para indicar de bate-pronto: a Madre Conhecimento Criativo (http://escolamadre.com/) e o Liceu de Maquiagem (http://www.liceudemaquiagem.com.br/). Depois, se se inscrever em alguma, me conta! Beijo
Pingback: Melhores produtos de beleza: Fabiana Gomes divide sua lista