Beleza inclusiva: conheça os novos pincéis de maquiagem articulados lançados por O Boticário e outras três iniciativas internacionais para tornar a maquiagem mais acessível.
Inclusão é um tema em alta nas empresas e na sociedade já há alguns anos, mas nem sempre a gente encontra esse valor refletido nos produtos que compramos. Por isso, dá uma felicidade enorme ver uma marca gigante, caso de O Boticário, investir em uma linha pensada e desenvolvida para atender às necessidades das pessoas com deficiência e promover uma beleza inclusiva. No caso, uma coleção de pincéis de maquiagem que é repleta de detalhes que facilitam o uso por parte de quem tem fraqueza muscular, restrições de movimento ou limitações visuais.
São cinco modelos diferentes, que proporcionam aplicações variadas. Há desde um chanfrado menor, multifuncional (o Espiral), a um bem grande, para pó, todos com a cabeça articulada, que gira 360 graus. Ou seja, cada pessoa pode regular o ângulo das cerdas na direção que desejar, conforme sentir que a utilização fica mais fácil para ela.
Design amigável, beleza mais inclusiva
Além desse design que facilita a empunhadura para todos, os novos pincéis de maquiagem O Boticário foram pensados para ajudar também as pessoas que têm deficiência visual. No fundo do cabo, há detalhes táteis que diferenciam um modelo do outro – quem não enxerga bem vai conseguir identificar mais rapidamente qual pincel acabou de pegar. E o cabo em si, que não é cilíndrico – a haste é quadrada – evita que os acessórios rolem sobre a pia, a penteadeira ou a bancada, mudando de posição ou caindo no chão (e, com isso, forçando os PCDs a ter trabalho para reencontrá-los).
Detalhes como esses tornam a inclusão bem mais palpável e a beleza verdadeiramente acessível. A iniciativa do Boti tem sido tão celebrada e bem aceita que, uma semana após o lançamento, já tem modelo esgotado no site. Sucesso é isso! Que outras empresas brasileiras sigam esse exemplo.
Beleza acessível nas marcas internacionais
Fora do Brasil há, igualmente, marcas que vêm pensando em aumentar a inclusão entre seus consumidores.
A Guide Beauty surgiu com um objetivo bem específico, facilitar o manuseio de pincéis de maquiagem e acessórios por parte de quem sofre com o mal de Parkinson – a maquiadora que criou a Guide descobriu que tinha a doença e decidiu desenvolver acessórios que dessem mais estabilidade ao movimento e, com isso, permitissem que quem tem tremores pudesse fazer sua maquiagem sem errar. Hoje, a marca tem um alcance mais amplo, se tornou conhecida por incluir a todos que apresentam dificuldades motoras.
A Kohl Kreatives tem inúmeros acessórios pensados para quem tem dificuldades de movimento. Os pincéis têm cabos flexíveis para permitir o ajuste de ângulo das cerdas, as cabeças apresentam um desenho diferenciado – triangular, quadrado, totalmente redondo –, que facilita o alcance de todos os cantinhos do rosto, e o material dos cabos não é escorregadio, o que melhora a empunhadura. A marca tem também adesivos que funcionam como molde para delineador, sombra, blush, contorno… Eles podem ser usados por quem não tem movimentos manuais muito precisos, simplificando a aplicação da maquiagem.
A Olive & June, marca de esmaltes, criou um pincel com cabo grande e arredondado para que a empunhadura seja mais fácil por quem tem dificuldade em agarrar acessórios muito pequenos ou estreitos. Segundo a empresa, o pincel, chamado Poppy, é universal – ou seja, pode ser acoplado em qualquer frasco de esmalte, substituindo o pincel original.
Os quatro casos acima demonstram que, sim, é possível criar produtos e acessórios que incluam mais gente, que abracem pessoas com as mais diversas necessidades. Que eles funcionem como exemplo para outras marcas e empresas ampliarem seu leque de ofertas, criando uma beleza cada vez mais inclusiva, diversa e acessível.
Ficha técnica
Pincéis acessíveis para PCDs O Boticário:
Preços: de R$ 54,90 a R$ 79,90, conforme o modelo
Onde comprar: no site de O Boticário (procure por pincel acessível) e nas lojas da marca
Outras marcas (sites internacionais):
Olive & June: procure por Poppy no site da marca
Kohl Kreatives: navegue pelo site para conhecer os variados produtos
Guide Beauty: navegue pelo site para conhecer todos os produtos
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