Nos últimos três meses, duas marcas de beleza que fazem o maior sucesso no exterior desembarcaram no Brasil: as maquiagens de Kylie Jenner e de Selena Gomes chegaram às lojas Sephora. Com propostas diferentes, elas têm, no entanto, algo em comum no seu DNA: ambas foram lançadas capitalizando a popularidade de suas criadoras nas redes sociais. Kylie, influenciadora americana que faz parte do clã Kardashian Jenner, tem atualmente impressionantes 364 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. Selena, atriz, cantora e também influenciadora, não fica muito atrás: seus seguidores já somam 341 milhões. As duas estão sempre no topo das listas de celebridades mais seguidas e mais curtidas nas redes sociais.
Kylie Cosmetics: foco na boca
A marca de Kylie, a Kylie Cosmetics, foi uma das precursoras em transformar influência em business. A celeb foi cirúrgica ao criá-la. Sua boca sensual (e confessadamente aditivada por procedimentos estéticos) é, desde que virou celebridade, uma marca registrada. Em paralelo ao crescimento de sua fama e de sua influência, Kylie foi percebendo que os batons e brilhos labiais que usava despertavam muito interesse em seus seguidores. Daí para decidir lançar uma marca própria, inicialmente focada em produtos para os lábios, foi um pulo. Primeiro, no final de 2015, foram colocados à venda três kits compostos por batom líquido matte e lápis de contorno labial. Na sequência, vieram outros itens, como batons avulsos e com outros acabamentos além do opaco. A iniciativa deu origem a um negócio que, na virada dos anos 2020, já era avaliado em um bilhão de dólares.
Hoje, a Kylie Cosmetics faz parte do grupo Coty, um dos gigantes do mundo da beleza, e, além dos famosos produtos labiais, conta também com blushes, iluminadores, paletas de sombra e cosméticos para o skincare. Uma curiosidade: a primeira leva de kits de batom líquido e lápis de contorno assinados por Kylie era composta por 5 000 unidades, foi comercializada unicamente online e esgotou-se em poucas horas.
Rare Beauty: valorizando a individualidade
A linha de Selena Gomez, por sua vez, nasceu em setembro de 2020. A atriz e cantora batizou sua linha de Rare Beauty porque, segundo suas entrevistas na época do lançamento e também de acordo com o manifesto divulgado no website da Rare, queria que o nome refletisse as principais propostas da marca: ser inclusiva e valorizar a beleza inerente e específica de cada pessoa. A meta é ajudar os consumidores a abraçarem sua raça, sua identidade de gênero, sua história e, por que não?, suas imperfeições. Detalhe relevante: a grife já começou a ser comercializada trazendo agregada uma preocupação social: 1% do valor de cada venda é direcionado a um fundo, criado pela própria Selena, para dar suporte a projetos que tratam de saúde mental.
Por aqui, já chegaram vários produtos, entre eles os blushes líquido e cremoso, primers, itens para as sobrancelhas, batons, lápis labiais e brilhos labiais, pincéis de maquiagem e 30 tons da Liquid Touch Weightless Foundation, base que faz sucesso por aliar leveza com boa cobertura. Todas as formulações são veganas e cruelty free.
E o que já experimentei das maquiagens de Kylie Jenner e de Selena Gomes?
Da Kylie Cosmetics, já testei o lápis de contorno labial e o batom líquido matte. Fiquei muito bem impressionada com ambos. O lápis é super macio, desliza bem e tem muita pigmentação. Dá até para usar sozinho, criando uma cobertura matte para os lábios. E os batons líquidos matte são sensacionais em termos de alta pigmentação, cor, conforto (você mal sente nos lábios) e aderência – não transferem, ajudam muito quando você quer uma maquiagem de longa duração e/ou que possa ser usada sob a máscara de proteção facial. Tenho duas cores, a 808 Kylie, um rosa queimado que veio em um kit com lápis labial, e a Mary Jo, um vermelho intenso levemente queimado também. Estou apaixonada pelos dois!
Da Rare Beauty, venho testando o blush cremoso Stay Vulnerable Melting Blush na cor Nearly Apricot. E caí de amores por ele. Bem fluido na embalagem – ao passar o dedo na superfície, dá para sentir o quanto a consistência é deslizante e leve –, ele se torna acetinado em contato com a pele. É muito fácil de espalhar e, para dosar a intensidade, não tem erro. Uma camadinha e o resultado fica leve, apenas um véu de cor se insinua nas maçãs do rosto. Se você vai acrescentando produto aos poucos, consegue intensificar o efeito, mas sempre criando uma pigmentação uniforme. Perfeito. Ah, e ainda pode ser usado como sombra. Experimentei e deu super certo!
Resumindo: além de badalados, os cosméticos da Kylie Cosmetics e da Rare Beauty também entregam perfomance. Posso garantir: esses que venho usando, pelo menos, valem a compra, ajudam a construir maquiagens bem bacanas.
Fotos/fotomontagens: reprodução @kyliecosmetics e @rarebeauty e divulgação Sephora
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