Uma pesquisa recente – finalizada no final do ano passado – aponta: a área dos olhos realmente ganhou destaque com o decorrer da pandemia. A gente já desconfiava disso, mas os dados levantados pela empresa Allergan Aesthetics em um painel feito com mais de 150 pessoas comprovou que a-) tem muita gente focando nessa região quando analisa a própria aparência e b-) a maioria absoluta entende que a área dos olhos tem um impacto muito alto no visual. Curiosa sobre o que mais essa investigação apontou? Vamos aos dados!
O QUE A PESQUISA MOSTROU SOBRE APARÊNCIA X ÁREA DOS OLHOS
A área dos olhos é a região do rosto que está no topo das preocupações para 55% das pessoas. Em seguida vem a boca, com 18% das menções, e queixo e nariz, com 13% cada um.
77% dos participantes na pesquisa acreditam que a área dos olhos é a mais importante da face. Então, não surpreende que, para 81% das pessoas, a busca por algum tipo de tratamento para a área dos olhos seja a grande prioridade quando se pensa em procedimentos estéticos.
Para 62%, rugas e olheiras são os pontos que mais chamam a atenção quando analisamos o aspecto de outra pessoa. Quando avaliamos nós mesmas, seguimos em uma direção parecida: 60% dos entrevistados afirmaram que não estão muito satisfeitos com o que vêem no espelho quando observam suas pálpebras. Sim, essa sensação é saldo de encarar demais a própria imagem durante as inúmeras reuniões online que enfrentamos durante os dois últimos anos…
SOBRE OS TRATAMENTOS PARA AS PÁLPEBRAS, TAMBÉM HÁ DADOS
A pesquisa avaliou também a relação das pessoas com os tratamentos estéticos para a área dos olhos. De acordo com os resultados, 69% nunca fizeram procedimentos na região. Mas entre os 31% que fizeram, 83% ficaram felizes com o resultado e 94% repetiriam o tratamento.
Avaliando todos esses dados e partindo até da minha própria experiência – ando muito incomodada com minhas olheiras e com o aspecto abatido do meu olhar –, arrisco uma aposta: os tratamentos para a área dos olhos, que já cresceram durante a pandemia, vão continuar em alta por muito tempo. Os procedimentos possíveis são variados e merecem um post só para eles (prometo fazer em breve!), mas já adianto que há boas opções.
QUE TRATAMENTOS SÃO INDICADOS PARA A ÁREA DOS OLHOS?
No caso das olheiras, lasers contribuem para suavizar a pigmentação (seja ela amarronzada ou arroxeada). Esse mesmo tipo de tecnologia também ajuda a melhorar a textura da pele e a suavizar linhas finas. Tanto os lasers como o ultrassom microfocado conseguem trazer bons resultados em relação à flacidez. Os preenchimentos à base de ácido hialurônico podem minimizar o aspecto afundado e abatido, além de, por tabela, deixar as olheiras menos marcadas. E a toxina botulínica, por sua vez, diminui temporariamente as marcas de expressão à volta dos olhos.
Mas, não se esqueça: qualquer um dos procedimentos que citei acima precisam ser efetuados por um dermatologista ou cirurgião plástico especializado nessas técnicas. É preciso muito conhecimento e treinamento para que um profissional consiga tratar a área dos olhos com a segurança necessária e promovendo os resultados que você quer. Então, se você é uma das (muitas) pessoas que vêm considerando encarar um tratamento estético para a região, seja muito cuidadosa na hora de escolher seu médico, verificando se ele é membro da sociedade relacionada à sua área (Sociedade Brasileira de Dermatologia ou Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e questionando sua experiência na aplicação de qualquer procedimento. Esse é o melhor caminho para sair do consultório satisfeita com o efeito que o tratamento proporcionou.
Por @mceciliaprado
Fotos: Canva
Para dicas de produtos para a área dos olhos, clique aqui!